Você atende todas as necessidades do seu cliente? Essa é a primeira pergunta que deve ser feita quando falamos de satisfazer seus clientes. Nos dias de hoje, em que todo mundo está conectado o tempo inteiro, os consumidores querem respostas rápidas e completas.

A vontade de ter informação não é só ficar nos sites de notícias, é também saber como está o status do seu problema.

Hoje, quem faz diferente no atendimento e trata o cliente saindo dos padrões é rei! É importante notar que existem muitas maneiras de deixar sua marca registrada no contato com o consumidor.

Separamos cinco dicas para te ajudar no atendimento do dia-a-dia. Confira!

1) Olhe as necessidades do seu cliente

Faça o primeiro contato por telefone, procure entender o que aconteceu e veja o que o cliente quer e quais as necessidades que precisam ser atendidas. Mostre que você se importa com o problema dele e que você está ali para ajudá-lo.

Acompanhe o caso até a insatisfação ser resolvida. Isso faz toda a diferença

2) Olhe o CRM do seu cliente antes de ligar para ele

Conheça e saiba onde seu consumidor está presente.

Com um Social CRM de qualidade você reúne,  de maneira prática, as informações que estão espalhadas pela internet dos seus clientes.

O CRM permite que a empresa fique mais organizada e consiga focar na satisfação do consumidor.  A automatização de processos e personalização do atendimento faz com que o cliente perceba valor na sua empresa.

3) Responda seu cliente no mesmo canal em que ele iniciou o atendimento

Hoje, os consumidores estão em todos os lugares, mas uma dica importante é: inicie e termine o atendimento no mesmo canal.  O ideal é ter uma ferramenta que possibilite você fazer mesclagem de tickets, assim você consegue reunir em apenas um local tudo que o consumidor falou sobre seu problema em todos os canais da empresa.

Responder no mesmo lugar aumenta o engajamento e a satisfação do seu cliente.

4) Fique atento às críticas

As críticas podem ser uma ótima oportunidade para sua empresa ver onde está errando e em que ponto pode melhorar.

O cliente tem muito o que dizer sobre sua marca. Já dizia Sam Walton, fundador do Walmart, “Só existe um chefe: o cliente e ele pode demitir todas as pessoas da empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar. “

Uma empresa inteligente utiliza os erros e as críticas a que está submetida como oportunidade para fazer melhorias e otimizar a experiência de seus clientes.

5) Resolva o problema com rapidez

O tempo do seu cliente é de estrema importância, então quanto mais ágil você for na hora de resolver o problema, maior será a satisfação do consumidor.  Quando você diminui o tempo de esforço do cliente, você consequentemente aumenta as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua marca.

No final,  é interessante se questionar algumas coisas, como ‘As respostas foram satisfatórias e esclarecidas?’ ‘ Surpreendi?’ ‘Fui humano?’ ‘Consegui solucionar o problema?’ , se a resposta for positiva saiba que você está indo pelo caminho certo. Pensar no consumidor como uma pessoa, que está gastando uma parte do seu tempo para poder resolver uma insatisfação, faz com que o atendente tenha mais sensibilidade na hora de prestar o atendimento.

O segredo é ter humanidade. Quando conseguimos nos solidarizar pelos problemas alheios, mais sensibilidade teremos para ajudar na resolução de conflitos.

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