As séries, hoje em dia, estão muito presentes na vida das pessoas. Mas, vocês já pararam para ver como essas atrações podem ser mais do que entretenimento? Ou melhor, como podemos aprender algo com elas?

A série de comédia mais famosa da década de 90 ficou dez anos no ar e, além de altas risadas, também trouxe alguns ensinamentos. Dá só uma olhada:

  1. Pedra, papel e tesoura

Todo mundo conhece a brincadeira de pedra papel e tesoura. Mas, assim como na vida do atendente, é preciso sair do óbvio para ajudar seu cliente. No episódio 22 da décima temporada, Joe e Phoebe mostram que a solução é ser original e não ficar somente no pedra, papel ou tesoura.

2)  Unagi: esteja sempre atento

Ross deixa muito claro o significado: Unagi é o estado de total percepção. Só quem alcança o verdadeiro significado de Unagi está preparado para enfrentar qualquer perigo.

Quando falamos de atendimento, é importante estar preparado para qualquer possibilidade de crise e, principalmente, estar atendo para os fatores que podem antecedê-la, identificar um ponto de atenção e tentar ajudar o consumidor antes que o problema vire um conflito maior.

3) Não erre o nome no dia do casamento

Todo mundo lembra o momento em que o Ross, no dia do seu casamento, chamou a Emily de Rachel. Na vida real, muitas vezes também trocamos nomes e nos confundimos e, assim como na série, em que a situação foi constrangedora, na nossa realidade isso não é diferente.

Conhecer o consumidor que você está falando e ver seu CRM antes de ligar facilita na hora de começar um atendimento e mostra que você deu importância para aquele caso.

4) Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

Ross faz esse questionamento ao ver que suas embalagens de xampus explodiram dentro de sua mala.

O que levamos disso é: coisas ruins acontecem, a diferença está na maneira que resolvemos a situação. Já diz Maurício Vargas, presidente do Reclame AQUI, “Toda empresa tem problemas, boa é aquela que sabe resolver.”

Quando um cliente entra em contato com SAC da sua empresa para demonstrar a insatisfação com algum produto, a forma como você irá atendê-lo e resolver o problema é o que vai fazer com que aquele consumidor seja fiel a sua marca.

ross-bad-things-good-people-gif.gif

5) ‘We were on a break’ – Nós estávamos dando um tempo

A famosa frase do episódio em que Rachel e Ross brigam, dão um tempo e Ross dorme com outra pessoa, nos mostra muito sobre como tomar atitudes de cabeça quente pode fazer a gente se arrepender depois.

Um desentendimento não precisa acabar com a relação cliente e empresa. O melhor a fazer é respirar fundo, entender a origem do problema e acompanhar o caso até se ter uma solução.

Uma discussão não significa a perda do cliente, a maneira como sua empresa lida com a situação é o que traz a fidelização.

we were on a break

6)  I´ll be there for you – Eu estarei aqui por você

A lição mais importante que a série nos mostra é: seus amigos de verdade sempre estarão ao seu lado.

Quando você faz um atendimento de qualidade, o cliente se torna o melhor amigo da sua marca. Um SAC bem preparado e pronto para agir é primordial para uma equipe de atendimento de sucesso e eficaz.

Veja 5 dicas para fazer um atendimento de qualidade

1 comentário »

Deixe uma resposta