O Reclame AQUI tem mais de 16 anos de história e, ao longo desse tempo, ele se tornou mais que um site de reclamação, a plataforma também é um site de pesquisa.

Muito influente na decisão de compra do consumidor, mais de 90% dos usuários usam o site para pesquisar a reputação de uma empresa e ver como ela se relaciona com seu cliente.

Por isso, é importante estar sempre com a melhor imagem possível, né?! Para te ajudar nessa missão, separamos 4 dicas para você usar o Reclame AQUI e ver que você pode utilizar as reclamações a seu favor.

Leia também: Como atender o consumidor onde quer que ele esteja

  1. Seja rápido na hora de atender no Reclame AQUI

Se o consumidor abriu uma reclamação, ele espera que o problema dele seja resolvido o mais rápido possível, por isso, ser ágil a hora de fazer contato é o principal passo.

A diretora de relacionamento B2B do Reclame AQUI e HugMe, Gisele Paula, afirma que é necessário falar com o cliente pela primeira vez em menos de 24 horas: “Para o primeiro contato, quanto antes puder ser feito, melhor. Já para a solução, o consumidor aguarda por alguns dias, desde que seja informado o tempo todo de como está o seu caso”.

  1. Dê atenção para o seu cliente

Tudo que o cliente quer é ser ouvido, é ter alguém que se importe e entenda seu problema. Quando você começa a dar a tratativa, dê uma atenção especial.

Para Gisele, além de não desqualificar o cliente, é esperado da empresa que ela o acolha na hora de dar uma resposta. “Consumidor não aceita respostas padrões ou genéricas. Eles querem personalização e informação clara sobre o seu caso”, afirma.

  1. Analise o que o seu cliente procura

Além de resolver os problemas dos seus clientes, por que não ir um pouco além? Procure descobrir o que eles querem da empresa, além do serviço que você já oferece. Para Gisele Paula, olhar para a plataforma apenas como canal de reclamação não vai levar seu negócio ao sucesso.

“As empresas devem olhar as necessidades e as expectativas do cliente. Elas devem fazer da reclamação dos consumidores uma oportunidade de expandir”, aconselha.

  1. O que fazer quando o cliente não está satisfeito?

Algumas vezes o problema do cliente já foi resolvido, mas não da maneira como ele esperava. Ele continua a reclamação, nesse caso, como agir?  Gisele dá uma dica:

“A empresa deve ter pessoas preparadas e com boa argumentação para lidar com os clientes difíceis. Mas, se já foi feito tudo o que é possível e mesmo assim o cliente continua, o ideal é ligar, explicar a posição final da empresa e não mais persistir em troca de mensagens depois que a palavra final for dada”,

Ferramenta para atender o Reclame AQUI e as mídias sociais

A melhor coisa para uma empresa é poder atender o cliente em todos os canais que ele esteja. Melhor ainda é quando essa ferramenta vem integrada ao Reclame AQUI. Conheça mais sobre essa plataforma omnichannel!

 

Fonte: Exame.com

Deixe uma resposta