Por: Gisele Teixeira, analista de marketing do Reclame AQUI


O mundo digital revolucionou a forma das empresas fazerem gestão. Tudo mudou com os novos ambientes tecnológicos.

E o universo das redes sociais está totalmente inserido neste desafio que é compartilhado por todos os negócios que viram a necessidade de entender e atuar com sucesso em todos os canais.

Diversas perguntas começaram a surgir por consequência de todas essas mudanças. Como posso correr atrás para acompanhar tanta mudança?

O que é preciso entender e saber de fato para buscar os melhores resultados para minha empresa?

Estas questões já circulam pela cabeça dos empreendedores e colaboradores das empresas que passaram a ouvir falar de métricas, KPI e muitos outros novos termos.

Mas, a boa notícia é que eles se encaixam em todas as realidades dos canais utilizados para as publicidades na internet e fazem sentido para todo negócio.

Portanto, ao entender esses conceitos, será fácil usá-los para medir o desempenho da sua empresa.

Vamos entender melhor o que são métricas e KPI e por que são importantes na gestão das suas redes sociais?

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O que são métricas?

As métricas são os números brutos da sua rede e tudo que se possa medir ou mensurar para obter controle do que está sendo executado.

Elas são usadas para quantificar os números, medir e analisar todos os comportamentos da sua rede e, por isso, guiam as metas e objetivos da sua empresa.

Exemplos de métricas:

– ROI (retorno sobre o investimento – avalia a rentabilidade dos investimentos). Mais sobre ROI

– Taxa de retenção de cliente – quanto sua estratégia está retendo seus clientes;

– Tráfego da sua rede (Searching Engine Ranking) quantas pessoas circulam por suas redes;

– Alcance da Rede.;

– Engajamento;

– Volume;

– Taxa de Conversão;

Entenda: ROI: como fazer um relatório de qualidade

Por que as métricas são importantes?

As métricas são importantes nas redes sociais da mesma forma como são importantes nos outros canais da sua empresa, pois através delas será possível entender mais sobre o público alvo, além de atrair novos clientes por ser um excelente canal para atração de tráfego.

O engajamento dos novos clientes acontecerá a partir do momento em que sua empresa começar a investir e entender mais sobre este assunto. A consequência do engajamento trará benéficos em vendas e conversões, conhecimento da sua marca, fãs para sua marca, entre outros benefícios.

Mas e KPI? O que é isso?

O KPI vem de uma sigla em inglês para Key Performance Indicator e significa indicador chave de desempenho ou performance.

É uma técnica para medir se uma ação está atendendo aos objetivos da organização. Pode ser um número ou percentual.

É bacana escolher um KPI que seja relevante para ajudar nos objetivos e tomados de decisão dentro da sua empresa.

Exemplos de KPI:

  • Taxa de Conversão: total de vendas ÷ pelo total de visitas ao site
  •  Índice de engajamento: total de visitantes que interagiram com a página ÷ pelo total de visitantes

Leia também: O que é Churn Rate e como calculá-lo?

Afinal, por que Métricas e KPIs devem fazer parte da gestão das suas redes sociais?

Recapitulando:

Métrica são números a analisar, uma forma bruta de um indicador.

KPI é um indicador criado a partir das métricas que irá dizer o nível de desempenho ou meta de conversão da sua empresa em cada canal.

Devem fazer parte da sua gestão das redes sociais porque ambos são referências com números que dirão comprovadamente o que está acontecendo com o desempenho da sua rede social.

É importante entender a diferença entre métrica e KPI para realizar uma boa gestão das redes sociais da sua empresa e dessa forma não chegar a conclusões erradas.

Fonte: Marketing de Conteúdo

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