Não é de hoje que o Twitter é utilizado como uma ferramenta de comunicação entre consumidores e empresas no Brasil e no mundo. E, com muitas melhorias na plataforma, não há como negar a relevância da rede social no cenário comercial.

Mas, antes, só para relembrar, o Twitter foi criado em 2006, com o objetivo de ser uma espécie de “microblog” um pouco mais voltado para informalidade, com limite de 140 caracteres. Porém, com o passar dos anos, o Twitter virou uma ferramenta muito poderosa, capaz de transmitir ideias e opiniões em questão de poucos segundos.

Por esse motivo, a rede social é utilizada por muitas empresas para atender os clientes de forma rápida e quase que instantânea.

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Os consumidores estão no Twitter

Ao acompanhar as contas de grandes empresas, como Netflix, Pontofrio, Itaú, Santander, entre outras grandes companhias, dá para notar como os consumidores estão utilizando bastante a rede social, fazendo com que as grandes empresas utilizem o Twitter como ferramenta de SAC no atendimento aos clientes.

Mas isso não se resume apenas às grandes empresas, pois, segundo o próprio Twitter: “85% dos usuários de PMEs (Pequenas e Médias Empresas – grifo nosso) disseram que acham importante que a empresa forneça suporte ao cliente no Twitter.”

Assim, com uma grande quantidade de consumidores querendo que as empresas interajam no Twitter, a rede social é uma grande oportunidade de crescimento em pós-venda e, até mesmo, em geração de novos leads, não concordam? 🙂

Ah, mas não basta só atender o cliente, é importante entregar um algo a mais, assim como fizeram o Itaú e o Santander, em 2013, para ver quem iria conseguir fisgar um novo cliente!

Tudo começou com este Tweet aqui:

Tuíter ItauxSantander

Depois disso, cada banco virou seu boné para trás, pegou o microfone e começou a mandar a rima!

Santander

Itaú

Bom, aqui não importa quem venceu essa disputa, mas sim a satisfação do consumidor, que recebeu uma batalha sensacional como resposta ao seu Tweet. 🙂

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Os números do Twitter

Nos dias atuais, o Twitter tem uma força gigantesca, e seus números provam como a rede social, depois de 10 anos em atividade, ainda tem lenha para queimar.

Segundo a Exame, até 2014, a rede social possuía 241 milhões de usuários ativos, recebia mais de 400 milhões de visitas por mês e mais de 500 milhões de tweets por dia! Dessa maneira, mesmo depois de 4 anos, o Twitter ainda carrega números bem relevantes.

Reforçando a relevância da plataforma, fica ainda mais convidativa a utilização dela atualmente, sendo que os consumidores, principalmente os 3.0, a utilizam com muita frequência.

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A importância de um multicanal ao tratar os clientes do Twitter

Bom, dessa forma, fica mais do que evidente a importância do Twitter ao tratar os clientes que estão a todo momento desejando respostas rápidas e eficientes, não é verdade?

Por esse motivo, se uma empresa possui grandes, médias ou pequenas operações, ter uma plataforma que consiga filtrar, gerenciar e organizar todos o Tweets, Menções ou Hashtags de forma simples, sem deixar de lado o SAC e outras redes sociais da empresa, em um único lugar, é um diferencial e tanto para obter sucesso em um cenário crescente de um pós-venda cada vez mais humanizado!

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Preencha o formulário abaixo para começar a abraçar os seus clientes. 🙂

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