Você já ouviu falar do Return Over Investiment, ou no Retorno sobre o Investimento, ou até mesmo para simplificar, o famoso ROI?

A métrica é muito usada nas empresas e tem uma grande importância na hora de saber a eficiência dos investimentos. Esse indicador permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com as aplicações feitas em diferentes canais.

ROI? O que é isso?

ROI nada mais é do que o retorno sobre o investimento ou, em inglês, return over investment.

Ele te ajuda a medir quanto à empresa ganhou ou perdeu para fazer um investimento em mídia paga, novas ferramentas ou, até mesmo, em treinamentos.  Assim, a empresa consegue ver quais os investimentos valem a pena, como melhorar os que já estão funcionando e avaliar como certas iniciativas contribuem com os resultados.

Da mesma forma, com base no ROI, é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.

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Como calcular o ROI

É simples! Existe uma fórmula para nos ajudar:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

Ponto de atenção: o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

  • ROI = (200.000 – 10.000) / 10.000
  • ROI = 19

Nesse exemplo podemos notar que o retorno sobre o investimento foi de 19 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem.

Por que é importante obter o ROI?

O ROI pode ajudar em todos os lugares como, eventos, marketing e até na infraestrutura da empresa.

Com esse indicador é possível chamar a atenção de investidores, já que é fundamental ter conhecimento de quanto você ganhará para saber se o investimento vale a pena.

Estar atento a esse indicador também permite que a empresa planeje suas metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando os resultados anteriores. Pode identificar ainda o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.

Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia em seus objetivos. Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.

Fonte: Resultados Digitais

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