Este ano começa a última temporada de Scandal. A série foi muito aclamada pelo público e é mais um dos sucessos criados por Shonda Rhimes. Com seis temporadas até o momento, conseguimos tirar várias lições e aprender como fazer um bom gerenciamento de crise com Olivia Pope (Kerry Washington) e toda a sua equipe.

Se você ainda não assistiu, dá só uma olhada nos pontos que levantamos, e veja como essa série pode te ajudar na hora de fazer um atendimento.  

Leia: 6 coisas que podemos aprender de atendimento com a série ‘Friends’ 

1) Confie na sua intuição  

Mostrar firmeza na hora de prosseguir com o atendimento é essencial. Quando estamos confiantes com as informações que estamos passando, deixamos o consumidor seguro com o  atendimento.

Muitas vezes, podemos antecipar a solução de um problema através da nossa intuição. Com apenas algumas informações iniciais, é possível prever o que o cliente deseja, deixando o atendimento mais eficiente.

Isso tudo, só é possível se você possui uma vivência e um repertório com atendimento e conhecer as situações que costumam ser corriqueiras.

2) Saia do padrão camisa social e terninho preto

Todo mundo imagina uma ex-consultora de comunicações da presidência, que trabalha diretamente com um público de elite dos Estados Unidos, toda formal, vestindo um terninho preto e camisa social, certo? Errado. Olivia Pope nos mostra a cada episódio, que tem estilo e presença para não deixar os escândalos da elite americana virem à tona.

E o que isso tem a ver com atendimento? Tudo a ver! Podemos surpreender o cliente através de um atendimento diferenciado, fora do padrão e mais humano. Fuja do convencional e do robotizado, mas sempre com bom senso.

3) Saber se expressar já adianta metade do trabalho

Problemas acontecem, não é mesmo?  O importante no atendimento não é o que falamos, e sim como falamos. Saber passar a solução ou sanar uma dúvida de forma clara, objetiva e completa é fundamental. Não devemos reter nada, mesmo que as notícias não sejam tão boas. Olivia Pope sabe se expressar e enfrentar situações delicadas, e é através da retórica que ela se sai bem.   

Veja: 6 coisas que você pode aprender sobre atendimento em Grey’s Anatomy

4) Está resolvido!

Já ouviu aquela famosa frase: Missão dada é missão cumprida? Para a nossa protagonista não é diferente, já que ela busca a solução e consegue resolver os casos mais ‘’cabeludos’’.

Agora vamos pensar dentro do mundo do atendimento. Já pegou aqueles atendimentos difíceis? Aqueles que parecem não se resolverem nem por decreto? Então, são desses mesmo que estamos falando. De primeiro momento dá vontade de correr, mas calma… O segredo disso tudo é pegar o problema para si.

Se você tiver a oportunidade de acompanhar o caso do cliente de perto, dê uma atenção especial e exclusiva, faça isso! E ao final quando tudo estiver resolvido fale: Done! (turn down for what). 😎

5) Um por todos e todos por um

Assim como Olivia, é necessário construir ou fazer parte de uma equipe sólida e com grandes habilidades. É claro que as pessoas são diferentes e ninguém faz nada sozinho, principalmente no atendimento ao cliente.

É necessário entender e se envolver com os processos e fluxos do atendimento e sempre reconhecer o trabalho do colega. Ter uma boa convivência e entender o job do outro é essencial até mesmo para conhecimento, crescimento profissional e pode até nos ajudar na argumentação com o cliente.

Relembre: Como melhorar seu atendimento com os nerds da série The Big Bang Theory

E aí, curioso para ver Scandal e se inspirar com Olivia Pope e sua equipe na hora de fazer um bom atendimento? Espero que tenha curtido as nossas dicas!

Deixe uma resposta